Como escolher o melhor modelo de rodapé para sua casa

Apesar de parecer um mero detalhe, o rodapé é fundamental na decoração da sua casa. Pois além de destacar as cores das paredes e do piso, também serve para proteger as partes mais baixas da construção contra atritos de móveis, calçados e equipamentos de limpeza.

Existem rodapés de vários materiais, como madeira, cimento e até mesmo alguns recicláveis. Os mais comuns são feitos de MDF, porcelanato e PVC. Atualmente, um novo material está disponível e tem feito sucesso no mercado, trata-se do poliestireno, que é resistente à umidade e a cupins. Dessa maneira, ele evita qualquer complicação em ambientes que exigem lavagem com água cotidianamente.

Decidindo a medida

No caso do rodapé, tudo dependerá da altura da parede, ou seja, do “pé direito”. A tendência em voga é usar rodapés cada vez mais altos, chegando, em alguns casos, aos 40 cm. Contudo, quanto maior for o rodapé, maior precisa ser a parede, principalmente se você pretende utilizar rodateto.

Combinando rodapé, parede e piso

Em geral, o rodapé faz parte do acabamento da decoração, então destacá-lo exageradamente poderá chamar mais atenção do que o esperado – mas isso não é desculpa para ele ser branco e sem graça. Contrastar os tons do piso e do rodapé é uma boa maneira de obter um resultado positivo na decoração.

Além disso, se o “pé direito” da casa for bastante alto, vale a pena utilizar um rodateto semelhante ao rodapé para destacar a cor da parede. Contudo, esse efeito pode ser negativo se a parede não for tão alta, dando uma impressão de achatamento.

Outra maneira sofisticada de aproveitar o rodapé é utilizá-lo em conjunto com luzes. Se você optar por esse modelo, primeiro as lâmpadas são inseridas na parede e só depois recortes são feitos no rodapé.

Foto: Reprodução/ Pinterest Tecnisa

No lavabo

Embora no banheiro o uso de rodapés seja contraindicado devido à umidade característica do ambiente, a decoração do lavabo pode ser beneficiada com o uso de rodapés, inclusive os mais altos. Para completar o visual do seu espaço, que tal conhecer alguns produtos da Pontto Lavabo?

Cesto Altto Ponto Lavabo, para comprar, clique aqui
Cuba Atria Plus, para comprar, clique aqui

 Manutenção

Para manter o rodapé da sua casa em bom estado por um tempo maior, é necessário tomar algumas precauções. Se o material que você escolheu foi a madeira ou o MDF, lavar o piso com água não é indicado, tendo em vista que  isso pode inchar o material e danificá-lo a longo prazo. Para as áreas laváveis o ideal são rodapés de plástico, PVC ou cimento. Mantendo a limpeza do rodapé em dia, será necessário fazer menos manutenções. Os principais cuidados a serem tomados são com a umidade e com possíveis falhas na pintura.

Fonte: Casa Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *